
Com a demolição da antiga Igrejinha de Copacabana para a construção do Forte, foi edificada uma outra capela na entrada do Forte junto da extremidade da Avenida Atlântica, a Igreja de Santa Terezinha, e o comentarista Moacir me encaminho esse desenho de bico de pena, que especulo tenha sido trabalhado sobre uma foto.
Essa imagem mostra a frente do referido templo, e o que seria a frequência durante uma missa, muita gente do lado de fora devido ao seu reduzido tamanho.
Ai foi palco de muitas manifestações políticas com atos religiosos e missas públicas.
Achei curiosa pois é difícil ver fotos dessa igreja dentro do forte, agradeço o envia da mesma.
Transcrevendo informações posteriores do amigo Moacir, a Igrejinha do Forte era de Nossa Senhora de Copacabana.
Como a Igr. da Serzedelo Correia também era de N S de Copacabana essa era chamada Igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana do Forte de Copacabana.
Quem criou e construiu ali naquela nova área a Igreja foi um padre capelão militar, cujo registro está no site.
A Igrejinha tornou-se muito popular e muitas familias, que iam à Missa na Igreja de São Paulo Apostolo mudaram-se para lá.
Por essa razão, foi então montado o altar externo que se ve ao lado da Igreja.
Na Missa de Domingo das 18 hrs, a multidão não cabia no pátio.
Um comentário interessante do Moacir, é que naquele tempo os alunos Santo Inácio, tinham que assinar na caderneta do colégio onde tinham ido a Missa no Domingo. Ele completa no e-mail " Ainda tenho algumas cadernetas e é sempre Ig. do Forte", Valeu Moacir, ficam os seus depoimentos.
Estou postando também em Rio Antigamente:
André Costa