domingo, 2 de agosto de 2009

CORTUME CARIOCA PENHA

Prédio do Cortume Carioca que se localizava na Vila da Penha, Rio de Janeiro, já estava funcionando nos anos 20 e faliu em 1998.

Para quem desconhece, cortume, é o local onde se trabalha e prepara o couro, e tem uma característica, o cheiro forte é muito sentido no local em que funciona, o que era o caso da Penha.

Estou invadindo a área do Rick , mas é que é muito difícil conseguir imagens de regiões afastadas do centro. Os fotógrafos registraram muito a região litorânea.

Uma postagem com história bastante completa sobre o Cortume Carioca e foto de todo o complexo junto da Igreja da Penha, pode ser lida e vista nas postagens do Antolog em:

Existe um complemento postado pelo Tumminelli em:

Estou postando também em Rio Antigamente:

E também em Só Rio :

André Costa

25 comentários:

  1. é Curtume. Até no prédio está errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se de uma grafia antiga... Não é erro. Do tempo que se escrevia Brasil com z.

      Excluir
  2. Concordoo.... É com "U"... Curtume!!!!
    Eu moro lá. Eu que sei!!!
    E ta no dicionário também!!!
    =P

    ResponderExcluir
  3. ouvi falar que iam fazer uma emissora de tv e que seria o sbt,,,,,

    ResponderExcluir
  4. Ja soltei muita pipa la perto...

    ResponderExcluir
  5. Antigamente era com "O"...

    ResponderExcluir
  6. Esta imagem não é da Penha RJ, essa foto é de uma filial do Cortume Carioca em Novo Hamburgo RS.Realmente Cortume, so o Carioca, era uma marca que simbolizava o maior curtume da America Latina.Por ser de origem Suiça, seu registro ficou como Cortume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A origem é Italiana e Portuguesa, sou bisneta do Dono.

      Excluir
    2. A origem é Italiana e Portuguesa, sou bisneta do Dono.

      Excluir
    3. Vc sabe quem é dono dos terrenos que ainda se encontra na penha?

      Excluir
    4. Trabalhei 18 anos no cortume na seçao acabamento de peles.jair Gomes de Moura.

      Excluir
  7. Trabalhei no mini-mercado chamado Reembolsável, em 1988; Ediléa, Hermes, Adalberto, Willian, os chefes Luiz C. Pimenta e Luizão e é claro eu, Pichote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalha no SESMT enfrente ao Reembolsável, Milton, Everton, Djalma, Dr. Silvio, João...

      Excluir
    2. Trabalha no SESMT enfrente ao Reembolsável, Milton, Everton, Djalma, Dr. Silvio, João...

      Excluir
    3. Meu pai trabalhou no Curtume. Fui muitas vezes com ele nas Festas no clube da Conde de Agrolongo e fazer compras no mercado. Só não me lembro a rua que era o mercado.

      Excluir
  8. É isso aí, Elio!! Esse pessoal não tem a mínima idéia...(Márcia)

    ResponderExcluir
  9. Será que a construtora vai descontaminar o solo ??

    ResponderExcluir
  10. O predio mostrado é da filial do CORTUME (com o) CARIOCA de Novo Hamburgo.
    Neste mesmo predio hoje funciona uma agencia do Banco Rural.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos! ..moro aqui pertinho do curtume da Penha, há 38 anos. ..achei muito interessante a presada Clarisse Oliveira dizer q é bisneta do Dono (gostaria de saber o nome do bisavô dela, pois minha mãe comenta muito dos donos que ela conhecia) pois minha mãe aposentou-se no curtume. E eu hj sou biólogo e faço 1 trabalho de rearborização urbana da Penha. ..gostei dos comentários, vlw! ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa noite. Sou Historiador e moro na penha há 22 anos.Tenho interesse em informações sobre o Curtume Carioca, imagens, origens. Tudo a respeito da fabrica e relacionada a mesma. Inclusive de ex funcionários e administradores. Quem tiver informações sobre, entre em contato comigo por favor: israelprofhistoria@outlook.com

    ResponderExcluir
  13. O boletim do cortume carioca apresentava histórias do "disco voador" no final.

    ResponderExcluir
  14. Desde que veio do Espírito Santo,meu pai,Danie só teve esse emprego no Curtume Carioca,se aposentou lá,na penha, hoje só existe prédios no lugar, será que essa Empresa está em outro estado.

    ResponderExcluir
  15. Sou filha de um funcionário do Curtume Carioca, que se aposentou lá,meu pai Daniel,fui muitas vezes fazer compras com ele e minha mãe no reembolsável,tempo bom, éramos felizes e não sabíamos.

    ResponderExcluir