domingo, 10 de maio de 2009

CAMINHO DA AV NIEMEYER

Angulo de onde vemos a Avenida Niemeyer já entrando em São conrado, nos anos 40/50.
Ela foi inaugurada em outubro de 1916 recebeu esse nome em homenagem ao Comendador Conrado Jacob de Niemeyer; e foi projetada pelo engenheiro Paulo de Frontin.
Esse Niemeyer era outro, não o atual Arquiteto Oscar.

O comendador em 1915 doou as terras da encosta à prefeitura para que pudesse então ser estendida até a Praia da Gávea.
Seu traçado começou com projeto para uma estrada de Ferro em 1891, que por ai faria a ligação de Botafogo a Angra dos Reis. Chegou a ter seus 800 metros iniciados, e em 1913, a companhia desistiu do empreendimento, por novas exigências da Prefeitura.

Em 1920, portanto quatro anos depois de inaugurada, a Niemeyer foi praticamente reinaugurada, foi alargada por causa da visita do Rei Alberto da Bélgica, também foi asfaltada e teve suas curvas ampliadas pelo então prefeito Engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin.

A avenida foi sendo melhorada pelos prefeitos seguintes, como Carlos Sampaio que entre1920 e 22, colocou nela acostamento.

Já o prefeito Alaôr Prata entre 1922 e 1926, abriu a “Gruta da Imprensa” e esta passou a ter ali praticadas corridas automobilísticas de rua fazendo parte do circuito do Rio de Janeiro a partir de 1933, este também era denominado de “Circuito da Gávea” ou “Trampolim do Diabo”.
Nessas corridas as largadas se davam próximo do antigo Hotel Leblon e passavam pela “Gruta da Imprensa”, seguiam na “Rocinha” voltando pela R. Marquêsde São Vicente.A idéia do “Circuito da Gávea” foi de Francisco Serrador, e co-parceria do “Touring Club” e só acabou em 1954.

Do relato acima, vemos que teve muita história que se desenrolou no percurso sinuoso da avenida, muitos nomes se envolveram nisso.

Estou postando também em Só Rio:


E ainda em Rio Antigamente:


André Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário