domingo, 24 de maio de 2009

MORRO DA VIÚVA E PORTAL DA FORTALEZA




Vemos no postal inferior, parte do Morro da Viúva, olhando a partir da orla do Flamengo.
Lá está à direita o portal da Fortificação que existiu no local, e ao fundo o morro cara de cão que tem outra fortificação antiga, e é o berço dos primeiros europeus no desembarque de 1500.

Esse local no mar foi usado por anos para um depósito de lixo da região.
Uma cronologia mais recente relata que em 1875, o imigrante, construtor e Comendador italiano Antônio Jannuzzi (1853 - 1949), que era dono da maior construtora da cidade, morou no Morro da Viúva.
Lembrando apenas que foi ele quem construiu os 20 principais palacetes na avenida Rio Branco (av Central) e centenas de outros pela cidade.
Jannuzzi, que era especialista em acabamentos refinados gostava de usar em suas obras também o gnaise conhecido como “pedra-de-galho" retirado do contorno desse morro.
Já a viúva do Morro, se chamava Joaquina Figueiredo Pereira de Barros.Consta que o Morro da Viúva, assim ficou conhecido a partir do ano de 1753 depois do falecimento de Joaquim Figueiredo Pessoa de Barros, proprietário daqueles terrenos.
Sobre a região existem outros fatos curiosos mais antigos a seu respeito, consta também que desse morro sob o comando de Francisco de Frias da Mesquita - Engenheiro-mor do Brasil, foram cortadas as pedras para a construção do Mosteiro de São Bento, na Praça XV a partir de 1617, e também foi dai que a pedra do Obelisco da Rio Branco foi retirada em 1905 numa doação do construtor Jannuzzi.


Para ter uma visão aérea global:
http://www.flickr.com/photos/11124678@N02/2821380724/

E tempos depois ficou assim, como aparece na foto superior:
http://www.flickr.com/photos/11124678@N02/2121763916/

Estou postando também em Rio Só Rio:
http://riosorio.blogspot.com/

Estou postando ainda em Rio Antigamente:
ttp://www.flickr.com/photos/rioantigamente/

André Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário