quinta-feira, 11 de junho de 2009

DESMONTE MORRO SANTO ANTÔNIO - 1921

O desmonte do Morro de Santo Antônio como podemos ver iniciou-se já em ano próximo a 1920, pois a foto acima batida por Augusto Malta é de 1921 para o Arquivo da Cidade, e registra ele bem avançado.

Anos mais tarde surge ai a esplanada de Sto Antônio onde está atualmente a Catedral do Rio de Janeiro.

Em 1962 durante o Governo de Carlos Lacerda foi elaborado o projeto do aterro do Flamengo, pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, e dá-se o inicio da sua construção.
Qual era a estratégia urbanística do mesmo:
O Aterro do Flamengo foi criado para solucionar a saturação da malha urbana surgida nos anos 50 durante o mandato do prefeito Henrique Dodsworth. A proposta da criação, partiu assim da continuação do arrasamento do morro Santo Antonio e o material serviu para o aterro de parte da Baía de Guanabara para o alargamento da Avenida Beira-Mar e a construção de uma via expressa que ligasse a zona sul ao centro, conciliava assim a necessidade de ocupação de áreas livres com a construção de áreas de lazer infantil, idealizado por Maria Carlota Macedo.

Estou postando também em Só Rio:
http://www.fotolog.com.br/sorio/

Estou postando ainda em Rio Antigamente:
http://www.flickr.com/photos/rioantigamente/

André Costa

7 comentários:

  1. Sinto muita saudades desse morro,pois alí nasci em 1945 e me criei até 1950.Sinto imensa saudades das idas ao convento de sto.Antonio para apanhar pães,das brincadeiras no campo da Polícia Especiale das tantas vezes que corri por aquelas vielas e pelo caminho do beco(entrada do morro).Sinto saudades das caronas tomadas nos bondes.Lembranças de um homem feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado, gostaria de mais informações sobre o lugar, voce teria fotos?

      Excluir
    2. Muito bacana. Nós que somos dessas gerações, sentimos saudade de muita coisa. Diferentes das gerações atuais que não sentem coisa nenhuma.

      Excluir
  2. Parabenizo a iniciativa dos fotologs do Rio Antigo, pois tem sido de grande ajuda na composição da minha dissertação sobre o entorno da Catedral Metropolitana. Seria muito útil poder conversar mais com o Antonio Mendes que postou no dia 28/04/11 para que eu possa reconstruir a imagem do lugar que foi o Morro de Santo Antonio.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. larga de ser palhaço(a) quem escreveu isso

      Excluir
  4. eu sou feliz poque jesus me ama e ele morreu na cruz por me salvar

    ResponderExcluir