domingo, 28 de junho de 2009

RELÓGIO E REGIÃO DA GLÓRIA -1910


O Postal superior de 1910, indica a Praça Cabral, mas o destaque é a própria Igreja no Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro.

Destaque também para o primeiro Relógio Elétrico do Rio, na curva da Glória, que atualmente se passa por ele e nem notamos, tal o burburinho à volta.
O conjunto do relógio tem 7 metros e um simpático banco que o circunda, e foi inaugurado em 15 de abril de 1905, portanto uns meses antes da Av Central, época de grandes mudanças por toda a cidade. Mas um dado interessante que encontrei foi que no início era alimentado pela rede elétrica dos bondes da Companhia Jardim Botânico

Postando logo abaixo, outro angulo da praça, com a antiga chaminé.
Cronológicamente na era de Pereira Passos, encontramos que em 7 de maio de 1904, teve início a demolição do Mercado Municipal construido antes de 1870, uma construção antiga que existiu ai na Glória, dando assim lugar à praça que foi ai construida com a mudança de local da estátua que lhe dá nome - Pedro Álvares Cabral.
Anteriormente a estátua de Cabral havia sido inaugurada em 3 de maio de 1900 no Largo próximo.
Ai também existiu uma Fonte e Monumento, oferecida por dois irmãos e industriais vinícolas portugueses, Adriano Ramos Pinto, do Pôrto ao prefeito Francisco Pereira Passos. Assim o fizeram para marcar o importante momento que atravessávamos foi inaugurado no novo jardim próximo à igreja da Glória. Atualmente metade desta estátua foi transferida e se encontra bem danificada, na entrada do tunel na Av Princesa Isabel em Copacabana, faltam pedaços como braços, mãos, asas. Esta fonte foi inaugurada em 24 de janeiro de 1906.
Retrocedendo um pouco mais o decreto 758 de 18 de setembro de 1890 autorizava as obras de arrasamento do morro do Castello, e o aterro seria depositado entre a ponta do Outeiro da Glória e a do morro da Viúva.
Mas já em 19 de outubro de 1889, o decreto n.10.407 autorizava o arrasamento do Morro de Santo Antônio, onde também o aterro seria depositado entre a ponta do Outeiro da Glória e a da praia de Santa Luzia.
Vemos assim que o projeto de avanço sobre o mar ao longo dessa região era bem antigo, só sendo concluido com o término do Aterro do Flamengo.
Encontramos que a rua do Russel foi criada em 1870. Já o cais da Glória teve reconstrução em 1860, após ressaca de 1857.
Há registro da possível construção do Mercado Municipal ser anterior a 1870 já em 1854.
Retrocedendo ainda mais pode-se anotar que o chafariz da Glória foi obra de 1792, e o prédio da Igreja da Glória teve a construção da primeira ermida feita em 1670, depois demolida em 1714 com inicio da outra construção sendo assim substituída pelo atual, só concluída em 1739.
Bom ambas as imagens podem ser ampliadas basta um clique.
Estou postando também em Só Rio:
http://www.fotolog.com.br/sorio/68348543/

Estou postando ainda em Rio Antigamente:
http://www.flickr.com/photos/rioantigamente/

André Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário